Broas de Abóbora sem Glúten

 Ontem tive uma encomenda de Broas de Abóbora sem Glúten!🥮🎃😛



Estas Broas são uma perdição da minha família!😉🥰

E sendo a altura das Abóboras e pré Natal, fiz!😊😉



Quando vi o pote das Bolachas vazio, estas Broas foram o que escolheram para renovar o stock do pote!😛🥮🎃



Ficam tão leves, tão fofas e tão gulosas!🤤

E , rápidas de se preparar!😃😉



Sem farinhas processadas e sem açúcares refinados!😉 



Broas de Abóbora sem Glúten 


500 gr de Abóbora cozida a vapor ou assada

300 gr de farinha de arroz 

200 gr de amido de milho biológico ou fécula de batata 

3 colheres de sopa de fibra de psilio 

1 colher de sopa de fermento 

1 colher de sopa de canela em pó 

1 colher de sopa de erva doce 

1 colher de café de bicarbonato de sódio 

Raspa de 1 laranja

Raspa de noz moscada 

Pitada de sal

120 gr de manteiga a temperatura ambiente(ou óleo de côco)

3 colheres de sopa de mel (Podem juntar mais 3)

3 ovos 

Amido de milho qb 



Primeiro cozi a Abóbora a vapor, aos cubinhos...



Deixei arrefecer...



Num alguidar, juntei os secos e misturei bem...



Noutro, coloquei a Abóbora cozida ...

Com as mãos, fui esmagando...



Pouco a pouco , fui juntando os secos e amassando...

Juntei o mel...

Depois, juntei a manteiga...



Amassei e misturei bem...

De seguida , juntei os ovos, um a um, amassando e misturando bem a massa...



Coloquei numa taça um pouco de amido de milho...



Passei também as mãos pelo o amido...



Fiz bolinhas e cada bolinha, passei pelo o amido , uma a uma...



Coloquei as bolinhas da massa num tabuleiro forrado com papel vegetal...



Decorei com uma noz (opcional)...



Levei ao forno entre 15 a 20 minutos, a 180 graus ...



Depende do tamanho das Broas ...



Deixei arrefecer em cima da rede bem para depois guardar!!!😉 



Obs- podem trocar a Abóbora por batata doce ou por cenoura! 

Versão Low Carb:

Trocar por farinha de amêndoa as farinhas, trocar o mel por xilitol ou outro adoçante a vosso gosto e, quando for passar as Broas no amido, usar antes farinha de côco!



Admito que ao almoço, com o café foi uma Broa logo, ainda morna!☕🤭🤗

Este aroma a Natal que fica no ar...😘😍🎄🎅😃

Não resisti e tive que ir provar!🤗😊😛



Aromáticas e tão tenras!😃🤗

Que delícia!😋😜

Quando guardei, metade das Broas já tinham ido "à vida"!🤣🤣🤣😜

Cá por casa, são devotos!😃😉🎃



A Mini Cucas também provou uma e gostou!🥰🥰👶😍

Outra fã!🤗

E adorei vê-la primeiro a cheirar a Broa e depois a provar!!!🤣😄☺



Quem sai aos seus...😏☺☺☺

Adoro as comidinhas desta época e os seus aromas!🤣🤤😅

E vocês?🎄🎅🎃🥰



Comentários

  1. Eu estou apaixonada por estas broas e as minhas estão no forno.
    Pode dizer me como as guarda? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixo arrefecer bem na rede e guardo no pote das Bolachas. Outras dei desra vez mas também congelo em doses

      Eliminar
  2. Boa noite, não tenho psilio nem bicarbonato. O que pôr para substituir? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver goma xantana, pode usar metade da dose que seria em fibra de psilio... nesta receita é necessário ter ou goma xantana ou a fibra de psilio... o bicarbonato de sódio iria lhe dar mais fofura mas este pode ser opcional...

      Eliminar
  3. Olá! Só tenho abóbora congelada. A quantidade de abóbora referida na receita é mais ou menos quanto de pure?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas tardes! São as 500 gramas mais ou menos de pure

      Eliminar
  4. Posso substituir o amido de milho por farinha de fuba de mandioca?
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não experimentei... mas se o fizer, depois conte o resultado!!!

      Eliminar
    2. Olá, obrigada! A minha primeir experiência não correu bem, ficaram muito maçudas, ainda que boas de sabor! Vou fazer a 2a tentativa, mas estou a reparar que não tenho oleo coco que chegue. Posso substituir por azeite?

      Eliminar
  5. Olá, posso usar farinha de és pó espelta ou de araruta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não experimentei ainda com essas farinhas... não sei o resultado assim... depois diga-me como ficaram

      Eliminar

Enviar um comentário