Bolo Rainha

 Porque é tradição na Mesa de Natal!🎄

E porque é um dos meus bolos favoritos nesta época!!!🥮

E continuo a treinar para a ceia de Natal!!!😛😛😛🎄🎅

Assim, quem é intolerante como eu ao glúten também pode matar o  desejo...😋🤣🤣🎅😜

#contagemdecrescenteparaonatal 




Bolo Rainha 


150 gr de farinha de arroz

150 gr de amido de milho ou fécula de batata 

100 gr de polvilho doce ou fécula de mandioca 

150 gr de frutos secos e sultanas

2 colheres de sopa açúcar mascavado (Podem juntar mais 3 colheres de sopa de açúcar)

50 gr de fibra de psilio 

2 colheres de sopa fermipan(20 gr)

Sal

Raspa de Laranja 

Raspa de limão 

1 colher de sobremesa de essência de baunilha 

100 gr de manteiga derretida ou óleo de côco 

250 ml de bebida vegetal  morna

3 colheres de sopa de vinho do Porto

5 ovos batidos ( retirar um pouco para pincelar depois)

Sal

1 colher de café de bicarbonato de sódio ou 1 colher de sopa de fermento 

Mel derretido para pincelar 



Primeiro, pus as sultanas de molho no Vinho do Porto para se hidratarem (ou figos secos ou Tâmaras ao natural por meia hora   

Depois misturei os ingredientes secos deixando 1 mão de frutos secos de lado para decorar ...

A pouco e pouco fui juntando os ingredientes  líquidos mais as sultanas e amassando sempre...

Fui misturando e amassando bem para dar tempo para as farinhas hidratarem...

Deixei levedar no mínimo 2 horas...

Amassei a massa para desgaseificar...

Forrei um tabuleiro com papel vegetal...

Coloquei lá a massa e fiz a forma de uma coroa...

Levei ao forno para levedar pelo menos meia hora... 

Depois decorei com os frutos secos com cuidado e pincelei por cima  do bolo rainha com um pouco de  ovo batido também com cuidado para a massa não  perder o ar da levedura...

Levei ao forno por mais ou menos 30 minutos a 180 graus...

Ao sair do forno, pincelei ainda quente com mel derretido!

Deixei arrefecer em cima de uma grelha para não ganhar humidade por baixo...

E, eu com a gula, ainda morno , lá fui partir uma fatia!!!🍰😛🤣🤣

Eheh,  que tenham bom apetite como eu!😋😛🥮



Comentários

Enviar um comentário