Sopa de Maruca Low Carb

 Na sexta feira passada,  apeteceu-me "viajar " pela gastronomia Alentejana.. 😏😉



E fui buscar aqueles sabores que me deixam nostálgica,  que me lembram a férias à dos meus tios e que me confortam!🤤😅

Preparei uma bela sopa de maruca,  mas que me remontou palativamente para a de cação!🐟🥣



É pena que nesta zona do Algarve não encontre Cação,  nem o Imperador,  2 peixes que fizeram as delícias e as memórias degustativas da minha infância, no Alentejo!🙄😒

Mas, podemos sempre tentar algo semelhante a esses sabores,  com trocas perfeitas!😚☺



E usando as aromáticas preferidas do Alentejo,  poejos, hortelã da Ribeira e coentros,  fiz magia com a simplicidade de ingredientes!🙌





E aí se eu matei as saudades, se eu me consolei e se eu me saciei!😝🤪😜

Com uma versão desta sopa, low carb,  apta também para diabéticos e para Celiacos!🤗😇

Tão saudável, tão rápido, tanto sabor, tanto aroma e tão poucos hidratos de carbono!😃😁😋




Sopa de Maruca Low Carb 


Num tacho juntei talos de coentros,  folha de Louro,  hortelã da ribeira, poejos, curcuma,  bastante dentes de alho esmagados,  pimenta preta moída e um fio de azeite ev generoso....



Levei ao lume médio  ...




Quando os alhos começarem a frigir e a dourar, juntei folhas dos rabanetes (ou Espinafres ou couve cortada à Juliana  ou nabiça, etc)...

Deixei refogar um pouco...







Juntei água e temperei com sal...

Tapei e deixei ferver...




De seguida,  juntei o chuchu cortado aos pedaços,  as postas de maruca (pode ser cação,  pescada, Corvina,  etc) e os ovos...










Deixei ferver lentamente por 12 minutos...

Juntei um pouco de fibra de psilio para espessar o molho, pois como para a minha família fiz com batata doce e cortei alguns cubos muito pequenos e finos,  para estes se desfazerem e engrossar o molho,neste caso low carb, usei o truque da fibra para o mesmo fim...



Aguardei um pouco e apaguei o lume...

Polvilhei generosamente com coentros picados e  pouco de raspa de limão... 



Comi e repeti!☺😉🤤

E ainda tenho ali um restinho que me irá consolar novamente,  ainda mais apurado!!!😝🤪😜



Em vez das típicas torradas de pão alentejano,  troquei por um simples chuchu e, confesso que não me desiludiu em nada esta troca!😙😄😛

Repetirei!🥰😍😊



Comentários